Engenharia de Controle e Automação, fique por dentro.

Posted by Engenharia on 12:36

O que é Engenharia de Controle e Automação?

O engenheiro de controle e automação atua no planejamento de automação industrial, ou seja, são máquinas que realizam tarefas no lugar do homem. Esse profissional projeta máquinas e sistemas automatizados para a indústria, softwares exclusivos para processos industriais.
Os primeiros dois anos do curso são ocupados por disciplinas básicas e teóricas: muita matemática, cálculo, física, química e informática. As matérias específicas começam no terceiro ano, com aulas de controle de processos, sistemas industriais, informática industrial, integração e avaliação de sistemas de produção. O aluno aprende a desenvolver máquinas mecânicas operadas eletronicamente. É obrigatório estágio no último ano. Algumas faculdades exigem a apresentação de um projeto de conclusão de curso.

O que faz

A engenharia de controle e automação é o segmento da engenharia que desenvolve e executa projetos de automação industrial. Este profissional projeta, instala e gerencia sistemas computadorizados para controle da produção industrial, além de realizar sua manutenção e operá-los frequentemente; atua no gerenciamento de projetos de automação industrial e comercial; e cria equipamentos para uso em linhas de produção automatizadas. É o responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. As empresas que já possuem linhas de produção automatizadas o engenheiro opera e mantém os sistemas e equipamentos em pleno funcionamento. Trabalha no desenvolvimento de projetos e na programação de robôs industriais utilizados no processo de fabricação. Opera máquinas programadas via computador para fabricar peças mecânicas.

Perfil do profissional

Habilidade para lidar com números e realizar cálculos Gostar de trabalhar em equipe Rapidez de raciocínio para analisar problemas e resolvê-los Expressar habilidade para se comunicar Habilidade para trabalhar com máquinas e equipamentos.

Características comportamentais

Criatividade, comunicação, dinamismo. Capacidade de análise e abstração, concentração, organização, resolução de problemas práticos, interesse pela pesquisa, raciocínio lógico, habilidades com matemática e ciências. Agilidade, atenção aos detalhes, liderança, flexibilidade, capacidade de trabalhar sob pressão, adquirir novos conhecimentos, interesse pela tecnologia e estudo constante.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho é crescente, especialmente na indústria nacional, na qual a automação é uma necessidade quando se busca maior competitividade (redução de custos e melhoria da qualidade de produtos). O profissional encontra ofertas de trabalho em indústrias de diversos setores, como automobilístico, têxtil, químico e petroquímico, de alimentos, de tecnologia de informação, entre outras. Com uma visão sistêmica, o Engenheiro de Controle e Automação entende o processo de funcionamento e controle de uma empresa e viabiliza o funcionamento dos diferentes setores de forma integrada. Esse profissional atua também em projetos de robôs para aplicações diversas. No eixo Rio-São Paulo, é contratado por grandes empresas para desenvolver e implantar projetos de automação e robotização. Existem vagas ainda em boa parte das empresas que migraram para cidades do interior do Paraná, da Bahia, de Pernambuco, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de Goiás.
Outro mercado importante é a cidade de Manaus, por conta da Zona Franca. Geralmente, o engenheiro ocupa o topo da pirâmide das etapas do desenvolvimento de um projeto. Estes engenheiros têm sido bastante requisitados pela indústria médica e por hospitais públicos e privados, nos quais gerenciam projetos de automação, adaptam softwares aos processos já existentes e programam sistemas de informação e banco de dados. Nesse campo de atuação, os salários costumam ser maiores até quatro vezes. O setor agrícola do Rio Grande do Sul e do Paraná também demanda profissionais para trabalhar na indústria de estruturas metálicas, de conservação de grãos e de máquinas para automação de colheita. A área de meio ambiente é a que mais necessita do profissional para ajudar grandes indústrias a diminuir desperdícios, a fazer uso racional da água e a reduzir a emissão de poluentes.